Natura

Natura

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sobre a Empresa.

A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

O seu comportamento empresarial, busca criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental. A empresa acredita que resultados sustentáveis são aqueles alcançados por meio de relações de qualidade e, por isso, busca manter canais de diálogo abertos com todos os públicos com quem tem contato, em um exercício contínuo de transparência.

Os produtos são a maior expressão da essência da empresa. Para desenvolvê-los, mobiliza-se redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira. Na sua produção, não utiliza-se testes em animais e fazem observância estrita das mais rigorosas normas de segurança internacionais. O resultado são criações cosméticas de alta qualidade, que proporcionam prazer e bem-estar, com design inspirado nas formas da natureza.

Consideram-se as consultoras e os consultores os primeiros consumidores. É por meio deles que os produtos Natura chegam às mãos de seus clientes, com que incentiva-se que estabeleçam relações de qualidade, baseadas no entendimento e no atendimento de suas necessidades. Para isso, faz parte da atividade da consultoria o conhecimento, a utilização e a vivência dos benefícios dos produtos Natura e de seus conceitos antes de oferecê-los a parentes, amigos, conhecidos.

Estimulamos o desenvolvimento pessoal, material e profissional de nossas consultoras e nossos consultores e os encorajamos a se tornarem agentes de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem estar bem e para a construção de uma sociedade mais próspera, mais justa e mais solidária.

Razão de ser: A razão de ser da empresa é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem. Bem-Estar: é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.  Estar Bem: é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.

Visão do Mundo: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.

POLITICAS DA EMPRESA

Politicas: 
Política de Meio Ambiente

A Natura considera que o meio ambiente é fonte de suprimento vital e herança coletiva, que deve contar com o compromisso de todos por sua preservação para as futuras gerações. Para isso, é necessário buscar a cada dia as formas de construir uma relação saudável com o meio ambiente, que devem estar presentes em todas as ações. A Natura busca ser uma empresa reconhecida por respeitar o meio ambiente, seja no mercado, seja nas comunidades em que atua.

Nossa missão - Para ser percebida como uma empresa social e ambientalmente responsável e atuante, a Natura parte da premissa de que os impactos ambientais de sua atividade decorrem de uma cadeia de transformações, da qual representa somente uma parte. Por isso, acredita que, para ter eficácia, as ações ambientais precisam:

• considerar cada cadeia produtiva de maneira integral.

Politica de Qualidade da Natura

A Natura tem como objetivo consolidar-se como referência na qualidade de processos e produtos na indústria cosmética e de alimentos e alcançar "classe mundial" na qualidade de processos, produtos e serviços, de modo a construir uma marca de excelência reconhecida por todos os seus públicos. A Política Natura da Qualidade define diretrizes para monitorar e promover a melhoria contínua necessária ao desenvolvimento dos negócios.
Com sua aplicação, a empresa busca superar positivamente as expectativas dos seus clientes - consumidores, consultoras, fornecedores, acionistas, colaboradores, comunidades, governo e a sociedade.
Para isso, a Natura compromete-se com:
- O cumprimento da legislação aplicável à organização a seus produtos, processos e serviços, e de acordos e princípios voluntariamente subscritos pela empresa, em qualquer país que atue.
- A adoção de princípios, para a tomada de decisões nas questões de qualidade, que pautem pela proatividade, rapidez, flexibilidade, inovação e criatividade.
- O atendimento a rígidos controles da qualidade com foco na prevenção de problemas.
- A busca permanente do aperfeiçoamento em todas as suas atividades, garantindo a qualidade de produtos, processos e serviços, de forma sustentável, aumentando a produtividade e competitividade da Natura e promovendo a satisfação de nossos consumidores, consultoras, fornecedores e clientes.
- A adoção de fundamentos de excelência que considerem, igualmente, os compromissos que orientam a forma de a Natura atuar no mundo e de se relacionar com seus públicos e as melhores práticas organizacionais.
- A promoção da qualidade das relações por meio de seu comportamento empresarial baseado no diálogo, na ética e na transparência.

Política de Segurança da Natura

A Natura garante a segurança dos produtos e serviços que desenvolve e comercializa. Nesse sentido, a POLÍTICA NATURA PARA SEGURANÇA DE PRODUTOS define as seguintes diretrizes:
Avaliamos e garantimos a segurança de uso de todos os nossos produtos nas doses e modos de utilização recomendados, bem como nas condições razoavelmente previsíveis de uso.
Não fazemos testes em animais ou em tecidos de animais criados exclusivamente para pesquisa, nem admitimos tais testes nos projetos conduzidos por parceiros ou fornecedores em exclusividade para a Natura. Para isso, investimos no desenvolvimento, na implementação e na disseminação de métodos alternativos, promovendo ativamente o banimento de testes em animais junto aos nossos fornecedores e parceiros tecnológicos, mesmo nos desenvolvimentos não exclusivos para a Natura.
As avaliações de segurança são realizadas prioritariamente pela análise de dados científicos, por ensaios in vitro e, quando necessário, através de testes em humanos.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Príncipios de Relacionamento da Empresa

- PÚBLICO INTERNO

Busca construir um ambiente de trabalho estimulante e criativo, no qual as pessoas se sintam respeitadas em sua individualidade, reconhecidas por suas contribuições, estimuladas a aceitarem desafios e buscar o novo é um exercício diário que envolve a todos os colaboradores e terceiros residentes.

  A Natura tem o desafio permanente de construir e cultivar relações éticas e transparentes e criar um ambiente seguro e saudável, onde o dinamismo, o prazer, a confiança e a cooperação estejam sempre presentes.

Com o compromisso individual de todos, com a vivência dos princípios da empresa, vão aperfeiçoar as relações e o modo de trabalhar e vão viver mais felizes.

- FORNECEDORES

Os fornecedores são parte fundamental da rede de negócios da Natura. São pessoas e instituições, com características e portes diversos, que compartilham as crenças, acreditam na na marca, na capacidade de inovar e crescer, e na disposição de investir no desenvolvimento sustentável.

Mais do que apenas provedores de equipamentos, insumos, produtos e serviços, a empresa quer que nossos fornecedores sejam parceiros nas práticas empresariais sustentáveis. Com eles, buscam construir relações de confiança, baseadas no respeito mútuo, na transparência e na eqüidade , para atender os interesses de ambas as partes.

Buscam criar um ambiente de aprendizado mútuo, estimulante e desafiador, que leve ao desenvolvimento conjunto de soluções que aumentem a competitividade dos produtos e serviços e maximizem resultados econômicos, sociais e ambientais.

- GOVERNO

Buscam manter diálogo permanente, respeitoso e apartidário com todas as esferas dos governos, porque acreditam que as empresas, ao lado do poder público e da sociedade civil organizada, possuem um papel fundamental na construção de um modelo de desenvolvimento que seja capaz de aliar a prosperidade econômica ao atendimento das necessidades humanas e à preservação do meio ambiente.

Assim, buscam contribuir, particularmente, com a discussão de temas que afetam o negócio e a visão de mundo da empresa, tais como o uso sustentável da biodiversidade brasileira, política industrial, ambiente tributário, exportações e desenvolvimento regional, entre outros.


- CONSUMIDORES

Os consumidores são todas as pessoas que valorizam o mundo da beleza, gostam da empresa e dos produtos, que se identificam com as crenças, as causas e visão de mundo e querem se sentir parte de uma comunidade de pessoas comprometida com a construção de um mundo melhor.

Desejam que as Consultoras e Consultores sejam os primeiros consumidores, pois acreditamos que, ao vivenciarem a experiência Natura poderão compartilhar com seus clientes, de forma mais verdadeira, a paixão por os produtos e pelas relações.

Querem que os consumidores percebam os produtos como instrumentos de ampliação de consciência e despertar dos sentidos, e por meio deles vivenciem o bem estar bem. Querem que vejam a marca como sinônimo de oportunidade de desenvolvimento, brasilidade, qualidade, inovação. Querem que  percebam como uma empresa capaz de criar valor para a sociedade, gerando resultados ambientais, sociais e econômicos integrados.

Para isso, buscam estabelecer com os consumidores uma relação cada vez mais próxima, calorosa e de longo prazo para aprender com eles e eles conosco. Acreditam que, desta forma, podem aperfeiçoar não apenas nossos produtos e serviços, mas o jeito de ser. Esperam, cada vez mais, fazer os consumidores parceiros na construção do desenvolvimento sustentável, dando a eles condições para que façam suas escolhas de modo consciente e adotem hábitos de consumo responsável. Isso mostra como a empresa se relaciona.

Trajetória da Natura

1969
– Luiz Seabra funda a Natura, em São Paulo. Desde essa época a produção de cosméticos já contemplava ativos vegetais em sua composição. A primeira loja da Natura foi aberta em 1970, na rua Oscar Freire, e o atendimento era feito pelo próprio Seabra.
1973
– É inaugurada a fábrica da Natura em São Paulo. Na época, sete colaboradores produziam mensalmente cerca de 600 unidades de produtos de tratamento para cabelos, rosto e corpo.
1974
– A Natura decide apostar na consultoria personalizada, e o sistema de venda direta entra em operação.
1979
– Entrada no mercado masculino, com o lançamento da linha Sr N.
– É formado o Sistema Natura, com a participação de várias empresas.
1981
- Natura é pioneira ao criar um serviço telefônico gratuito de atendimento aos consumidores.
1982
– Início de operações no Chile, primeira iniciativa da empresa no exterior.
1984
- De forma pioneira, é lançada a opção de produtos em refil.
- Nasce a linha Erva Doce, um dos maiores sucessos da Natura.
1986
– Chega ao mercado a linha Chronos, tratamento antissinais, que reúne os maiores avanços tecnológicos da cosmética mundial.
1988
- Natura passa a comercializar seus produtos na Bolívia.
1989
– Na década de 1980, a Natura cresce 35 vezes, consolida a união com quatro empresas do Sistema Natura e desponta como a maior empresa de cosméticos brasileira.
1990
– A Natura publica sua Razão de Ser (compromisso com o bem-estar/estar bem) e suas Crenças: a importância das relações, o compromisso com a verdade, o aperfeiçoamento contínuo, o estímulo à diversidade, a valorização da beleza sem estereótipos e a empresa como promotora do enriquecimento social.
1992
– É criado o Natura Escola: primeiro projeto social da empresa, desenvolvido em parceria com a Escola Estadual Matilde Maria Cremm, de Itapecerica da Serra.
– A Natura chega à Argentina e ao Peru, 2 paises da america do sul.
1993
– Lançamento da linha Mamãe e Bebê, com a proposta de valor de contribuir para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos.
1995
– É criado o Programa Crer para Ver, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino público no Brasil.
1996
– É veiculada a primeira campanha do conceito Mulher Bonita de Verdade, da linha Chronos, que expressa a ideia de que a beleza feminina independe da idade.
1998
– Por meio de análises de impacto ambiental de todos os seus processos, a Natura passa a realizar regularmente o controle e monitoramento ambiental de suas atividades.
– É criado o Conselho de Administração da Natura.
2000
– Lançamento da linha Natura Ekos, com o uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira.
– A Natura dá início ao Programa Certificação de Ativos.
2001
– É inaugurado o Espaço Natura em Cajamar (SP), que abriga fábricas, armazenagem, logística e atividades administrativas em uma construção que atende aos mais avançados requisitos ambientais.
2003
– É criada a linha Natura Tododia com o objetivo de tornar a rotina de cuidados com o corpo um ritual especial.
2004
– A Natura abre seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
– A empresa conquista a certificação ambiental ISO14001.
2005
– É inaugurada a Casa Natura em Paris (França).
– Entra em funcionamento a operação do México.
– A Natura obtém certificação NBR ISO9001.
– A empresa vegetaliza a linha de sabonetes.
– É lançado o Movimento Natura.
2006
– Abertura da primeira Casa Natura do Brasil, em Campinas (SP).
– Fim dos testes em animais em todas as práticas de pesquisa da empresa.
– Firmado o primeiro acordo de repartição de benefícios por acesso ao conhecimento tradicional.
2007
– É lançado o Programa Carbono Neutro. A Natura se compromete a reduzir ao longo de cinco anos suas emissões de gases do efeito estufa em 33% e a neutralizar por completo as emissões que não podem ser evitadas.
– É aberta a primeira fábrica Natura fora de São Paulo, com a inauguração da Unidade Industrial Benevides, no Pará.
– Têm início as operações da Colômbia.
– Todos os produtos Natura passam a divulgar uma tabela ambiental.
2008
– A Natura dá início à implantação do Sistema de Gestão Natura, modelo de organização baseado em gestão por processos, que está a serviço das Unidades de Negócios e das Unidades Regionais.
– Para estreitar o relacionamento com consultoras e consultores, a Natura amplia o modelo Consultora Natura Orientadora no Brasil.
2009
– Ao completar 40 anos, a Natura atinge a marca histórica de 1 milhão de consultoras.
– É lançado o Natura Conecta, uma comunidade virtual para aproximar os públicos da Natura.